quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Plano de Aula - Filme 1,99 Um Supermercado que Vende Palavras

Filme: 1,99 Um Supermercado que Vende Palavras
Série: 9º Ano
Tema: Consumismo
Disciplina: Língua Portuguesa
Metodologia:
-Assistir ao filme com a turma, com direito a pipoca e tudo mais...
-Mobilização dos conhecimentos prévios a respeito do assunto ou idéias a cerca do filme, com possibilidades de várias oportunidades falas.
-Reflexão sobre o desejo, a angústia e a compulsão por comprar.
-Discussão sobre as principais características do gênero textual a ser trabalhado – Com destaque para o leitor, a finalidade, a intenção e o tipo de linguagem que irão utilizar na produção textual.
Devem levar o aluno a planejar o texto definindo:
- o que vai escrever (assunto);
- o gênero (artigo de opinião, propaganda, outdoor, anúncio, crônica...);
- para quem (o interlocutor);
- para quê (a finalidade – informar, entreter);
- com que intenções (o que se quer causar no leitor – alegria, reflexão, humor, passar informações sobre um determinado tema, persuadir);
- como vai escrever (linguagem – formal ou informal)
Atividades que poderão ser solicitadas aos alunos a partir do filme - Produções de diversos gêneros textuais, sendo importante destacar que para cada trabalho apenas um gênero.
Avaliação em conjunto com alunos (possibilidades de refacção textual)

Ficha técnica do filme:
Título Original: 1,99 – Um Supermercado Que Vende Palavras.
Origem: Brasil, 2003.
Direção: Marcelo Masagão.
Roteiro: Marcelo Masagão e Gustavo Steinberg.
Produção: Clarissa Knoll e Gustavo Steinberg.
Fotografia: Hélcio Alemão Naganine.
Música: Wim Mertens e André Abujamra.

Referências bibliográficas:
www.diaadiaeducacao.pr.gov.br
http://cinema.terra.com.br/ficha/0,,TIC-OI4564-MNfilmes,00.html
http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=36&tipo=resenha