domingo, 27 de fevereiro de 2011

Conceito de Currículo e o Processo de Integração de Tecnologias ao Currículo


Para Sacristán, 2000 p. 46, "O currículo aparece como o conjunto de objetivos de aprendizagem selecionados que devem dar lugar à criação de experiências apropriadas que tenham efeitos cumulativos avaliáveis, de modo que se possa manter o sistema numa revisão constante, para que nele se operem as oportunas reacomodações". 

E segundo Silva, 2001, p. 78, "O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita para aprendizagens sociais relevantes (...) o que se aprende no currículo oculto são fundamentalmente atitudes, comportamentos, valores e orientações..."

Na tentativa de compreender conceito de  currículo escolar entende-se que ele abrange todas as experiências escolares e que está ligado as atividades (ações) através das quais o aluno aprende.

De forma mais restrita, currículo escolar é o conjunto de disciplinas a serem ministradas em determinado curso ou grau de ensino. Neste sentido, o currículo abrange outros conceitos importantes: o de plano de estudos e o de programa de ensino, bem como toda estrutura em que se processa o ensino e a aprendizagem, dentro do ambiente escolar. 

Para responder a pergunta sobre quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo? Apresentamos as sugestões pontuadas pela Profª Maria Elizabette de que é necessário que seja reconstruída na escola uma nova forma de ensinar, integrando as diversas mídias e conteúdos curriculares numa perspectiva de aprendizagem construcionista, que Segundo Valente (1999), o construcionismo "significa a construção de conhecimento baseada na realização concreta de uma ação que produz um produto palpável (um artigo, um projeto, um objeto) de interesse pessoal de quem produz. Por meio dos estudos sobre currículo, mídias e tecnologias percebe-se também, que para a inserção das novas mídias dentro do Currículo escolar deve haver uma abertura para a aprendizagem, dos atores envolvidos nos processos (gestores, professores, alunos) para a aprendizagem e para o ensino e novamente para as diversas possibilidades de aprendizagens, no sentido de organizar o tempo na escola para a pesquisa, o planejamento, a  execução e a avaliação daquilo que foi aplicado.

O trabalho com projetos faz o aluno aprender no processo, a produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. Durante este processo de acompanhamento do aluno como “coordenador” do Projeto em execução é responsabilidade do professor acompanhar a aprendizagem do aluno, com isso entender seu caminho, seu universo cognitivo e afetivo, bem como sua cultura, história e contexto de vida, para desta forma contribuir na construção dos saberes dos alunos.


Com a chegada de novas tecnologias (computador, internet, vídeo, televisão) na escola,  embora constitua um novo desafio para o professor, esse trabalho com a pesquisa em diversos sites, possibilita ao aluno, um modo de aprender baseado na integração entre conteúdos das várias áreas do conhecimento, bem como entre diversas mídias (computador, televisão, livros) disponíveis no contexto da escola. Para que o trabalho com as tecnologias  aconteça com qualidade, é importante que a parceria entre gestores, professores, alunos e comunidade escolar, a fim de viabilizar a realização de novas prática pedagógicas, tendo em vista a aprendizagem do aluno. A mediação do professor é fundamental, pois o aluno, além de reconhecer sua própria autoria no projeto, ele também precisa sentir a presença do professor, que ouve, questiona e orienta, visando propiciar a construção de conhecimento.

A pedagogia de projetos deve permitir que o aluno aprenda-fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questões de investigação que lhe impulsionam a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que aparecem durante o desenvolvimento do projeto. Nessa situação de aprendizagem, o aluno precisa selecionar informações significativas, tomar decisões, trabalhar em grupo, gerenciar confronto de idéias, enfim, desenvolver competências interpessoais para aprender de forma colaborativa com seus pares.

É fundamental que o professor tenha clareza da sua intencionalidade pedagógica para saber intervir no processo de aprendizagem do aluno, garantindo que os conceitos utilizados, intuitivamente ou não, na realização do projeto e na utilização das tecnologias sejam compreendidos, sistematizados e formalizados pelo aluno.



Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias




O uso de tecnologias nas atividades do cotidiano da sala de aula provoca avanços na produção de conhecimentos, porém exige abertura dos profissionais da educação para aprender e ensinar a partir de diferentes espaços e produções do saber, o que implica em uma flexibilidade do currículo escolar, sendo que este deverá passar por uma visão mais ampla e integradora dos conhecimentos já adquiridos e daqueles em que ainda pretende alcançar.
Vivemos uma fase de mudanças na educação e os recursos tecnológicos vem oferecendo meios para que a aprendizagem seja significativa, a fim de despertar e incentivar o aluno a participar de atividades atrativas, proporcionando-lhes conhecimento básico de informática eles passam a atuar no processo de construção de sua própria aprendizagem. A tecnologia quando aliada a educação torna-se um fator fundamental no auxílio para a aprendizagem tanto dos alunos quanto dos professores, porque além de ser uma nova forma de ensino e aprendizagem, oferece a eles certa autonomia, de forma que estes possam aprender por seus próprios meios.
Como retrata Pedro Demo em sua entrevista: “Na escola, a criança escreve porque tem que copiar do quadro. Na internet, escreve porque quer interagir com o mundo. A linguagem do século XXI – tecnologia, internet – permite uma forma de aprendizado diferente. As próprias crianças trocam informações entre si, e a escola está longe disso. A tecnologia vai se implantar aqui “conosco ou sem nosco”.
Penso que necessitamos utilizar a internet com espírito crítico, não podemos ficar longe dela, ela veio e está aí para ficar, teremos que aprender a utilizá-la com responsabilidade, de forma que favoreça a ampliação de nossos dos conhecimentos.
Pedro Demo enfatiza na entrevista – Os desafios da linguagem no século XXI - que “o jogo eletrônico nos coloca desafios enormes, e a criança aprende a gostar de desafios.” Quando ela se tornar adulta os desafios serão enfrentados com muito mais coragem. Um outro chamamento também expresso na entrevista é que aquilo que o estudante aprende, quando está navegando na internet, são coisas da vida. Quando ele vai para a escola o aprendizado não é tão eficaz. A linguagem que ele usa na escola, quando ele volta para casa não vê em lugar nenhum. As linguagens, hoje, se tornaram multimodais, um texto que já tem várias coisas inclusas, som, imagem, texto, animação, utiliza isso para ser atrativo. Por exemplo: Para fazermos um blog, temos que ser autores, considera-se que essa é uma tecnologia maravilhosa porque puxa a autoria. Não podemos fazer um blog pelo outro, o blog é individual, temos que redigir, elaborar, nos expor, discutir. Esses são ensinamentos que poderemos levar para a sala de aula.
Outra alternativa, são os trabalhos a partir de projetos, nessas atividades oportuniza-se aos alunos participarem da definição dos temas, aprender e interpretar conceitos, fazer pesquisas, ter uma visão global do conteúdo a ser estudado, com isso aprender a ser autônomo, atuante, responsável e comprometido com o que faz.
Um projeto de trabalho, com utilização das tecnologias, não pode ser considerado apenas como um método de ensino, mas uma ação que reflete na aquisição de conhecimentos, quando são expressos resultados significativos de aprendizagens.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Reflexão da Aula - Música Meu Caro Amigo



A Música "Meu Caro Amigo" é do músico e compositor Chico Buarque. É composta de rítmo, rimas, uma boa seleção e combinação de palavras. É um pretexto para retratar a situação do país daquela época, a falta de liberdade das pessoas, a perseguição política. Observem que com a intenção de reforçar seu protesto, sua indignação, a música apresenta trechos como este:
Aqui na terra tão jogando futebol... Tem muito samba, muito choro... Uns dias chove, noutros bate sol... Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta!
O assunto abordado na música são as notícias enviadas ao amigo exilado e vem em fita (som), pois há muita dificuldade  em comunicar-se com ele.
Aparece também a vontade de manter o contato, de dar notícias do país a alguém que certamente sente muitas saudades de sua terra, dos amigos, dos costumes.
Ao exibir o samba foi possível visualizar o interesse a turma, pois fizemos um bom trabalho de conhecimento prévio, por isso contamos com a participação de todos.
Aprendemos com essa aula a pesquisar vídeos na internet, a fazer análise linguística de um texto, compreender a formatação de diversos gêneros textuais, trabalhar oralidade,  fazer parceria com a Professora de História, foram muitos dias de pesquisas e com resultados altamente positivos.