quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Quem sou como professor e aprendiz?

O que a vida me ofereceu na infância me incentiva a continuar aprendendo, pois ainda que não tivesse despertado, a aprendizagem continuada apresenta-se como uma condição necessária no meu local de trabalho, por sobrevivência pessoal e profissional.
De acordo com Armando Valente (2005) as dificuldades enfrentadas por nós com relação ao manuseio do computador no início do processo são como as das crianças ao manusear o mouse, apresentam desafios conceituais, de postura e atitude.
Na época que fiz licenciatura em Letras as oportunidades de acesso a tecnologia eram limitados, sendo disponíveis apenas poucos livros, cópias de textos e professores de certa forma também “aprendizes”. Na primeira Pós Graduação em Linguística foi possível visualizar a construção e reconstrução: limites e possibilidades no ensino e na aprendizagem de Língua Portuguesa.
A segunda Pós Graduação em Gestão Educacional me possibilitou uma visão sobre como manter atualizado meu currículo acadêmico, humanístico, tecnológico e social. No exercício da docência e como técnica da educação, durante aproximadamente 17 anos, procuro desenvolver as dimensões: técnica, estética, política e ética, Terezinha Rios (2002), nas ações pelas quais sou responsável.
Atualmente como Assessora de Língua Portuguesa na SEDUC, vejo a necessidade de um ambiente de aprendizagem voltado para o aprendiz, para as atividades e pessoas que auxiliem nesse processo.  Por acreditar, como afirma Barchechat:1998, nas alternativas de educação a distância sendo promissoras para quem já passou pelo sistema educacional formal e adquiriu autonomia, é que me vejo como aprendiz, disposta a participar de um curso a distância sobre tecnologias, vendo a internet como um mundo de aprendizagem e possibilidades de expressão e colaboração.

5 comentários:

  1. Sádia,
    Adorei seu texto, pois acredito que aprendizagem é condição primordial na vida do ser humano, uma vez que desde o primeiro momento de nossas vidas estamos aprendendo a viver e a conviver.
    Parabéns pelo seu profissionalismo e entusiasmo.

    Como diz Albino Teixeira, A morte do homem começa no instante em que ele desiste de aprender.
    Abraços
    Patrícia Ferraz

    ResponderExcluir
  2. Olá Sadia,
    Parabéns pelo Blog.
    Um formato de fácil acesso, com uma dinâmica interativa com sugestões de leituras diversas, uma ótima oportunidade para o nosso professor ter como ferramenta para o seu trabalho com discussões, troca de experiência e muito aprendizado...
    Um forte abraço,

    ResponderExcluir
  3. Olá Sadia,

    Parabéns pelo blog!

    Sugiro colocar sua foto ao lado do Título "Quem sou como professor e aprendiz?".

    Os textos estão ótimos e oportunos, tal como o que trata da temática da Interdisciplinaridade. Tema trabalhado na Formação Continuada de Professores.

    Parabéns!!!!

    Abraços!

    Florisvardo Tavares Sousa

    ResponderExcluir
  4. "As pessoas são reveladas pelas “pegadas” que são deixadas pela caminhada que faz, e você está deixando marcas no seu caminhar que revela a mulher inteligente , culta e o melhor de tudo, apaixonada pelo que faz, característica esta dos que se destacam e ousam ir além do trivial. Parabéns pela iniciativa do Blog revela a pessoa organizada, dedicada e inovadora que você é!"
    Beijos
    Ismeni

    ResponderExcluir
  5. Olá Sádia,

    Congratulations for your Blog!

    Enquanto profissional é imprescindível que estejamos dispostos a aprender sempre e, é claro,enfrentarmos os desafios que o mundo virtual nos apresenta.

    e-big hug!
    Iveti

    ResponderExcluir