domingo, 27 de fevereiro de 2011

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias




O uso de tecnologias nas atividades do cotidiano da sala de aula provoca avanços na produção de conhecimentos, porém exige abertura dos profissionais da educação para aprender e ensinar a partir de diferentes espaços e produções do saber, o que implica em uma flexibilidade do currículo escolar, sendo que este deverá passar por uma visão mais ampla e integradora dos conhecimentos já adquiridos e daqueles em que ainda pretende alcançar.
Vivemos uma fase de mudanças na educação e os recursos tecnológicos vem oferecendo meios para que a aprendizagem seja significativa, a fim de despertar e incentivar o aluno a participar de atividades atrativas, proporcionando-lhes conhecimento básico de informática eles passam a atuar no processo de construção de sua própria aprendizagem. A tecnologia quando aliada a educação torna-se um fator fundamental no auxílio para a aprendizagem tanto dos alunos quanto dos professores, porque além de ser uma nova forma de ensino e aprendizagem, oferece a eles certa autonomia, de forma que estes possam aprender por seus próprios meios.
Como retrata Pedro Demo em sua entrevista: “Na escola, a criança escreve porque tem que copiar do quadro. Na internet, escreve porque quer interagir com o mundo. A linguagem do século XXI – tecnologia, internet – permite uma forma de aprendizado diferente. As próprias crianças trocam informações entre si, e a escola está longe disso. A tecnologia vai se implantar aqui “conosco ou sem nosco”.
Penso que necessitamos utilizar a internet com espírito crítico, não podemos ficar longe dela, ela veio e está aí para ficar, teremos que aprender a utilizá-la com responsabilidade, de forma que favoreça a ampliação de nossos dos conhecimentos.
Pedro Demo enfatiza na entrevista – Os desafios da linguagem no século XXI - que “o jogo eletrônico nos coloca desafios enormes, e a criança aprende a gostar de desafios.” Quando ela se tornar adulta os desafios serão enfrentados com muito mais coragem. Um outro chamamento também expresso na entrevista é que aquilo que o estudante aprende, quando está navegando na internet, são coisas da vida. Quando ele vai para a escola o aprendizado não é tão eficaz. A linguagem que ele usa na escola, quando ele volta para casa não vê em lugar nenhum. As linguagens, hoje, se tornaram multimodais, um texto que já tem várias coisas inclusas, som, imagem, texto, animação, utiliza isso para ser atrativo. Por exemplo: Para fazermos um blog, temos que ser autores, considera-se que essa é uma tecnologia maravilhosa porque puxa a autoria. Não podemos fazer um blog pelo outro, o blog é individual, temos que redigir, elaborar, nos expor, discutir. Esses são ensinamentos que poderemos levar para a sala de aula.
Outra alternativa, são os trabalhos a partir de projetos, nessas atividades oportuniza-se aos alunos participarem da definição dos temas, aprender e interpretar conceitos, fazer pesquisas, ter uma visão global do conteúdo a ser estudado, com isso aprender a ser autônomo, atuante, responsável e comprometido com o que faz.
Um projeto de trabalho, com utilização das tecnologias, não pode ser considerado apenas como um método de ensino, mas uma ação que reflete na aquisição de conhecimentos, quando são expressos resultados significativos de aprendizagens.

Um comentário:

  1. Sádia seu texto ficou muito bom pois ressalta o interesse que devemos ter na tecnologia como instrumento de estudo e apoio para aprendizagem e conhecimento, além de fazer que os professores não fiquem no mesmo e procure sempre o novo.
    bjos Bernadete

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