terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Reflexão da Aula - Música Meu Caro Amigo



A Música "Meu Caro Amigo" é do músico e compositor Chico Buarque. É composta de rítmo, rimas, uma boa seleção e combinação de palavras. É um pretexto para retratar a situação do país daquela época, a falta de liberdade das pessoas, a perseguição política. Observem que com a intenção de reforçar seu protesto, sua indignação, a música apresenta trechos como este:
Aqui na terra tão jogando futebol... Tem muito samba, muito choro... Uns dias chove, noutros bate sol... Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta!
O assunto abordado na música são as notícias enviadas ao amigo exilado e vem em fita (som), pois há muita dificuldade  em comunicar-se com ele.
Aparece também a vontade de manter o contato, de dar notícias do país a alguém que certamente sente muitas saudades de sua terra, dos amigos, dos costumes.
Ao exibir o samba foi possível visualizar o interesse a turma, pois fizemos um bom trabalho de conhecimento prévio, por isso contamos com a participação de todos.
Aprendemos com essa aula a pesquisar vídeos na internet, a fazer análise linguística de um texto, compreender a formatação de diversos gêneros textuais, trabalhar oralidade,  fazer parceria com a Professora de História, foram muitos dias de pesquisas e com resultados altamente positivos.

                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário