domingo, 27 de fevereiro de 2011

Conceito de Currículo e o Processo de Integração de Tecnologias ao Currículo


Para Sacristán, 2000 p. 46, "O currículo aparece como o conjunto de objetivos de aprendizagem selecionados que devem dar lugar à criação de experiências apropriadas que tenham efeitos cumulativos avaliáveis, de modo que se possa manter o sistema numa revisão constante, para que nele se operem as oportunas reacomodações". 

E segundo Silva, 2001, p. 78, "O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita para aprendizagens sociais relevantes (...) o que se aprende no currículo oculto são fundamentalmente atitudes, comportamentos, valores e orientações..."

Na tentativa de compreender conceito de  currículo escolar entende-se que ele abrange todas as experiências escolares e que está ligado as atividades (ações) através das quais o aluno aprende.

De forma mais restrita, currículo escolar é o conjunto de disciplinas a serem ministradas em determinado curso ou grau de ensino. Neste sentido, o currículo abrange outros conceitos importantes: o de plano de estudos e o de programa de ensino, bem como toda estrutura em que se processa o ensino e a aprendizagem, dentro do ambiente escolar. 

Para responder a pergunta sobre quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo? Apresentamos as sugestões pontuadas pela Profª Maria Elizabette de que é necessário que seja reconstruída na escola uma nova forma de ensinar, integrando as diversas mídias e conteúdos curriculares numa perspectiva de aprendizagem construcionista, que Segundo Valente (1999), o construcionismo "significa a construção de conhecimento baseada na realização concreta de uma ação que produz um produto palpável (um artigo, um projeto, um objeto) de interesse pessoal de quem produz. Por meio dos estudos sobre currículo, mídias e tecnologias percebe-se também, que para a inserção das novas mídias dentro do Currículo escolar deve haver uma abertura para a aprendizagem, dos atores envolvidos nos processos (gestores, professores, alunos) para a aprendizagem e para o ensino e novamente para as diversas possibilidades de aprendizagens, no sentido de organizar o tempo na escola para a pesquisa, o planejamento, a  execução e a avaliação daquilo que foi aplicado.

O trabalho com projetos faz o aluno aprender no processo, a produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. Durante este processo de acompanhamento do aluno como “coordenador” do Projeto em execução é responsabilidade do professor acompanhar a aprendizagem do aluno, com isso entender seu caminho, seu universo cognitivo e afetivo, bem como sua cultura, história e contexto de vida, para desta forma contribuir na construção dos saberes dos alunos.


Com a chegada de novas tecnologias (computador, internet, vídeo, televisão) na escola,  embora constitua um novo desafio para o professor, esse trabalho com a pesquisa em diversos sites, possibilita ao aluno, um modo de aprender baseado na integração entre conteúdos das várias áreas do conhecimento, bem como entre diversas mídias (computador, televisão, livros) disponíveis no contexto da escola. Para que o trabalho com as tecnologias  aconteça com qualidade, é importante que a parceria entre gestores, professores, alunos e comunidade escolar, a fim de viabilizar a realização de novas prática pedagógicas, tendo em vista a aprendizagem do aluno. A mediação do professor é fundamental, pois o aluno, além de reconhecer sua própria autoria no projeto, ele também precisa sentir a presença do professor, que ouve, questiona e orienta, visando propiciar a construção de conhecimento.

A pedagogia de projetos deve permitir que o aluno aprenda-fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questões de investigação que lhe impulsionam a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que aparecem durante o desenvolvimento do projeto. Nessa situação de aprendizagem, o aluno precisa selecionar informações significativas, tomar decisões, trabalhar em grupo, gerenciar confronto de idéias, enfim, desenvolver competências interpessoais para aprender de forma colaborativa com seus pares.

É fundamental que o professor tenha clareza da sua intencionalidade pedagógica para saber intervir no processo de aprendizagem do aluno, garantindo que os conceitos utilizados, intuitivamente ou não, na realização do projeto e na utilização das tecnologias sejam compreendidos, sistematizados e formalizados pelo aluno.



2 comentários:

  1. Bom dia,
    Você gosta muito de pesquisar, isto é ótimo para seu desempenho e crescimento. O curriculo é de suma importância, e a opinião de autores diferentes nos auxiliam nos momentos de enfatização em nossos estiudos. Abraços.

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  2. Oi, Sádia,
    Você trouxe no seu texto várias idéias interessantes referentes sobre o currículo, além da conceituação. De fato, em sentido amplo, currículo é todo o fazer da Escola.
    Muito bom trabalho!
    Elza

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